segunda-feira, 31 de maio de 2010

Hachi, o amor verdadeiro.


( Foto histórica da primeira estátua feita para homenagear Hachi)










EUA - Na sala de aula, a professora pede que cada estudante fale sobre seu herói favorito. Todos riem quando um dos alunos diz que admira Hachi, o cão de seu avô. Esse cachorro akita, de origem desconhecida, encontrou Parker Wilson em Bedridge, na estação de trem. O professor de música tentou localizar o verdadeiro dono, que jamais apareceu. Quando ninguém quis adotar o filhote perdido, Parker não teve coragem de abandoná-lo. Nasce um vínculo forte entre os dois; uma amizade que inspira todos que os conheceram.

"Sempre ao seu lado" é a emocionante adaptação americana de uma história verídica, que ocorreu no Japão, em 1924, na cidade de Shibuya. Se você gosta de animais, prepare o lenço, o filme é construído de jeito a capturar seu coração.

História original:

Hachiko era um Akita que pertencia a um professor universitário, chamado Eizaburo Ueno, que morava em um subúrbio de Tokyo, perto da estação de Shibuya. Todas as manhãs Hachiko acompanhava seu dono no percurso de casa à estação de trem, voltando no final da tarde para acompanhá-lo na volta para a casa.

No dia 21 de maio de 1925, Hachiko, que tinha tinha apenas um ano e meio, estava na estação como de costume esperando seu dono chegar no trem das 16 horas. Porém, naquele dia o Professor Ueno não voltou, porque tinha sorfrido um derrame fatal na Universidade.

Após a morte do Professor, seus parentes e amigos passaram a cuidar do cão, mas Hachiko continuava indo todos os dias à estação de Shibuya para esperar seu dono voltar do trabalho. Muitos anos se passaram e mesmo com dificuldades para andar em decorrência de problemas de saúde, Hachiko mantinha sua rotina diária à estação. Sua vigília durou até o dia 7 de Março de 1934, quando já com 11 anos e 4 meses foi encontrado morto no mesmo lugar onde esperou pelo seu dono por tantos anos.

A memória de Hachiko foi imortalizada em uma pequena estátua de bronze colocada na estação de Shibuya, local onde ele morreu.
Durante a 2ª Guerra Mundial, todas as estátuas foram confiscadas e derretidas, incluindo a de Hachi-Ko. Em 1948 o filho do escultor da estátua original foi contratado para criar uma réplica dessa estátua, que foi colocada no mesmo lugar da anterior e atualmente, todos que passam pela estação de Shibuya em Tokyo podem ver a imponente estátua de Hachiko, eternizando uma das maiores paixões de um cão por seu dono e atestando a incrível lealdade da raça.

2 comentários:

  1. eu ameii a historia, choro toda vez que assisto o filme ou leio sobre essa historia.
    muito linda, exemplo prara todos nos, cachoros sao amigos de verdade, nao importa quem seja a pessoa.

    ResponderExcluir