sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Presente-doação



Na próxima vez em que receber um convite de casamento ou aniversário, não se surpreenda caso o anfitrião peça, em substituição ao presente, uma doação a alguma ONG ou projeto social.
É o chamado presente-doação, que está cada vez mais comum no mundo inteiro e consiste em presentear alguém doando uma quantia para um programa de caridade.
Internacionalmente, a ONG Oxfam, que luta contra a pobreza no mundo, foi pioneira nesta iniciativa ao criar o programa de presentes Unwrapped (desembrulhado).
Com o projeto, você escolhe o presente e eles mandam um cartão para o presenteado dizendo o que a sua doação ajudará a conseguir. Depois, eles ainda enviam uma bela foto do que você ajudou a realizar. Pode ser uma cabra, o refeitório de uma escola, livros, e assim por diante.
A ONG Casa Hope, em São Paulo, que há 14 anos abriga crianças e jovens vítimas de câncer ou transplantados, também tem um projeto para incentivar presentes-doações. Eles mandam um cartão de agradecimento com o recibo da doação e flores para cada um dos convidados da festa.
Com o casório marcado para junho, o empresário Fabio Depret e sua noiva, a chef de cozinha Poliana Sitolini, decidiram aderir ao projeto e abrir mão de geladeira e outros eletrodomésticos em favor de contribuições em dinheiro à Casa Hope.
“Temos condições de comprar o que nos falta. Além disso, um liquidificador pode esperar, mas as necessidades de uma criança carente com câncer não”, afirma Depret.
Tem presente mais bacana do que saber que você está ajudando a quem precisa? Peça o presente-doação também!
Fonte: Revista Veja SP / Planeta Sustentável / 50 formas inteligentes de preservar o planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário